Aeródromo 

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma infraestrutura de utilização pública, certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) em classe II, Código 3C e Categoria 2, no âmbito do Salvamento e Luta Contra Incêndios, certificado n.º 43.

A posição geográfica do aeródromo, a sua centralidade no território nacional, o seu espaço aéreo livre de obstáculos e a inexistência de restrição à actividade aeronáutica, torna-o num dos aeródromos mais apetecíveis para a prática da atividade aérea. 

DSC02356a.jpg

Ponte de Sor

municipio-ponte-de-sor-2-e1474964499906-

Ponte de Sor é uma bonita cidade, sede de um vasto concelho, situada na extensa região Alentejana, bem na junção com a anterior região Ribatejana, é caracterizada pelas lezírias do Sor, grandes campos de cultivo que circundam a cidade. 

Ponte de Sor deve o seu nome à primitiva ponte romana, que integrava o percurso da 3ª via militar que ligava Lisboa a Mérida e a que faz referência um marco miliário do tempo do imperador Marco Aurélio Probo. Esta foi uma região de fronteiras muito instáveis durante a reconquista Cristã, tendo sido o território entregue à Ordem dos Templários, e posteriormente reconquistada pela Ordem de S. Bento. 

Ponte de Sor apresenta diversos pontos de interesse como as suas igrejas Matriz (século XVII) e da Misericórdia, a Capelinha dos Paços do Calvário, as Capelas de São Pedro e Santo António (século XVII), de São Sebastião ou do Senhor das Almas, ou mesmo outros monumentos como a Ponte sobre a ribeira de Sor, que originariamente seria de origem romana, mas por ter ruído foi erguida esta outra durante o reinado de D. João VI, o edifício dos Paços do Concelho, ou a orgulhosa Fonte da Vila. 
Vale a pena conhecer também o núcleo Megalítico de Montargil ou a Necrópole de Santo André, ou os moinhos da Tramaga, ou mesmo apreciar a calmaria da zona ribeirinha de Sor. 

A natureza circundante é generosa, destacando-se a grande Albufeira de Montargil que atrai inúmeros visitantes pelas suas boas condições para a prática das mais diversas actividades, e também pela existência de boas infra-estruturas turísticas. 

Ponte de Sor também é conhecida pelo seu tradicional Artesanato, nomeadamente em peças de mármore decorativo, a cestaria em vime, a cortiça vinda da importante indústria corticeira das abundantes florestas de sobreiros da região, e também diversos trabalhos em madeira. 

http://www.cm-pontedesor.pt

Albufeira de Montargil

Foi projectada pela Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos em 1954 e ficou concluída no ano de 1958. Atualmente é propriedade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia e, conjuntamente com a barragem de Maranhão e a barragem de Magos alimenta o Canal do Sorraia. 

 

A albufeira da barragem é muito utilizada na prática de desportos náuticos, na pesca desportiva e para as atividades relacionadas com a natureza e observação de aves. É igualmente muito utilizada como praia fluvial.

IMG_0955.jpg